Sistemas Pneumaticos
1.Introdução
O ar comprimido é uma das formas de energia mais antigas que o ser humano conhece. É utilizado para ampliar os seus recursos físicos. O reconhecimento da existência física do ar e sua utilização mais ou menos consciente para o trabalho, é comprovado há milhares de anos. O primeiro ser humano que empregou o ar comprimido como meio auxiliar de trabalho, foi o grego Ctesibius. Há mais de 2000 anos, ele construiu uma catapulta a ar comprimido como transmissão de energia. Dos antigos gregos provém a expressão “Pneuma” que significa fôlego, vento; filosoficamente, alma. Derivado da palavra “Pneuma”, surgiu entre outros o conceito de “PNEUMÁTICA”: a disciplina que estuda os movimentos dos gases e fenômenos dos gases. A pneumática é também definida como a ciência aplicada do uso do ar comprimido e gases semelhantes como nitrogênio, que faz parte da composição do ar atmosférico na atuação de dispositivos que irão gerar movimentos alternativos, movimentos de vai-e-vem, rotativos e combinados. O movimento mais comum da aplicação do ar comprimido com acionamento muscular o qual depende exclusivamente da vontade do operador, pode ser observado no mecanismo de abertura da porta de um ônibus. O motorista aciona um botão e a porta do ônibus abre ou fecha. O movimento será invertido ao ser acionado o mesmo botão, acompanhado do ruído de escape de ar, uma das características dos sistemas pneumáticos. Essa técnica pode ser observada em parques de diversão até em sofisticadas máquinas robotizadas.
2. Desenvolvimento da técnica de ar comprimido
O século XIX marca o início do estudo do comportamento e propriedades que envolvem a pneumática. Porém, somente após 1950 é que ela foi realmente introduzida no meio industrial.
Antes disso, era utilizada na indústria de mineração, construção civil e indústria ferroviária (freios a ar comprimido). O ar comprimido utilizado como forma de energia é obtido através de compressores e será conduzido até os