Sistemas Operacionais
1) Por quê os sistemas operacionais exigem de todos os drivers de dispositivo (device-drivers) a mesma interface padrão ? Não seria mais apropriado deixar cada driver de dispositivo definir as rotinas de interface que fazem sentido para aquele tipo específico de dispositivo ?? Explique !! Porque o uso para o usuário ficaria complicado e confuso tendo interfaces diferentes.
2) Como é calculado o tempo de acesso ao disco rígido ?? Explique cada item.
Seek time – tempo necessário para deslocar o cabeçote de leitura e escrita até o cilindro correspondente à trilha a ser acessada. Latency time – tempo necessário, uma vez o cabeçote já na trilha correta para o setor a ser lido, ou escrito, se posicionar sob o cabeçote de leitura e escrita no início do setor a ser lido (ou escrito). Esse tempo também é denominado de atraso rotacional (rotacional delay). Transfer time – Corresponde ao tempo necessário à transferência dos dados, isso é, à leitura ou a escrita dos dados
3) Como é a técnica de Interleaving (entrelaçamento) utilizada em discos e para que ela serve ?? É muito comum o acessoa vários setores contíguos em uma trilha de discos. O Interleaving serve para ter a redução do tempo de acesso a um disco .
4) Quais as características dos algoritmos de escalonamento e quais as diferenças entre eles ??
FCFS(First come first served) – É o algoritmo de escalonamento mais simples, as solicitações de acesso ao disco são realizados na ordem em que os pedidos são feitos.
SSTF(Shortest seek time first) – A fila de pedidos é reordenada para atender as solicitações fazendo minimizar o movimento do cabeçote de leitura e escrita entre os cilindros. Novos pedidos são ordenados em relação à posição atual do cabeçote de leitura e escrita, privilegiando assim o acesso aos cilindros que estão mais próximos a essa posição. A grande desvantagem desse algoritmo é que ele pode levar um pedido de acesso à