Sistemas operacionais
R: ANSE: O endereço lógico é um endereço que é obtido em relação ao programa em execução, como o endereços lógicos iguais podem ter endereços físicos diferentes pois os programas podem estar em espaços de endereçamentos diferentes.
RDM: Endereço lógico é o endereço a nível de programa que é gerado na compilação, ele enxerga a memoria como sendo unicamente para o programa. Através da realocação dinâmica que consiste em utilizar um endereço base(endereço físico) e os endereços lógicos como offset, obtem-se o endereço físico para cada endereço lógico. Sendo o endereço físico um endereço que representa uma localização real e valida na memória.
2. Explique os seguintes algoritmos de alocação de memória:
a) First-fit:(o primeiro que couber) O dado é alocado na primeira área de memória que estiver disponível. O algorítimo é rápido porém fragmenta muito a memória.
b) Best-fit: (o que melhor couber) O dado é colocado na menor área em que servir na memória.
Diminui o número de buracos mas o algorítimo é lento.
c) Worst-fit:(o que pior couber) O dado é colocado no maior espaço disponível da memória.
Como conseqüência a memória fica muito fragmentada e é um algorítimo lento.
3. Considere as seguintes partições livres: 10K, 20K, 4K, 7K, 9K, 12K, 15K e 18K. Como os algoritmos First-fit, Best-fit, Worst-fit e Next-fit alocariam partições para as seguintes requisições: a) 12K
b) 10K
c) 9K
10k 20k 4k 7k 9k 12k 15k 18k
First-Fit 10k 12k 9k
Best-Fit 10k 9k 12k
Worst-Fit 12k 9k 10k
Next-Fit 12k 10k 9k
4. Explique a diferença entre fragmentação externa e interna.
R: Na fragmentação externa o espaço requisitado existe mas não é contíguo, já na fragmentação interna o espaço para alocação do dado pode ser um pouco maior porém quando esse dado for alocado sobrará um pequeno espaço inutilizado.
5. Considere um computador usando Buddy System para o gerenciamento de memória.
Inicialmente ele tem