sistemas operacionais
Deadlock (interbloqueio, - blocagem, impasse), no contexto do sistema operacional (SO), caracteriza uma situação em que ocorre um impasse e dois ou mais processos ficam impedidos de continuar suas execuções, ou seja, ficam bloqueados. Trata-se de um problema bastante estudado no contexto dos Sistemas Operacionais, assim como em outras disciplinas, como banco, pois é inerente à própria natureza desses sistemas.
O deadlock ocorre com um conjunto de processos e recursos não perceptíveis, onde um ou mais processos desse conjunto está aguardando a liberação de um recurso por outro processo que, por sua vez, aguarda a liberação de outro recurso alocado ou dependente do primeiro processo.
A definição textual de deadlock normalmente, por ser muito abstrata, é mais difícil de compreender do que a representação por grafos.
Algoritmo de detecção Deadlock:
No contexto de sistemas operacionais Deadlock caracteriza-se em uma situação em que ocorre um impasse e em que dois ou mais processos são impedidos de continuar suas execuções, os processos são requisitados de uma forma que um acaba por depender de outro processo do conjunto para a execução, formando assim um algoritmo onde um acaba por depender do outro, o que faz com que em muitos casos, nenhum dos envolvidos consiga realizar seu processo causando assim prejuízos ao sistema, pois acaba causando um atraso na realização de uma tarefa que a priori seria de fácil realização, um exemplo clássico de deadlocks é P1: ... R (R1);... R(R2);... L(R1, R2)Ë P2: ... R (R2);. R(R1);... L(R1, R2), onde os dois processos adquirem o primeiro recurso que necessitam, sendo assim a alocação de recursos forma um ciclo.
Em deadlocks vários processos tentam alocar recursos para realizar suas tarefas, utilizando (alocando) o total de recursos de uma máquina, não conseguindo recursos para finalizar suas tarefas e impedindo que outros processos continuem. Há certas condições necessárias para