Biofisica
O aparelho respiratório é composto pelas vias aéreas superiores (nariz,faringe,laringe), traquéia, bronquíolos e pulmões (figura) e tem como principais funções fornecer oxigênio a corrente sanguínea, retirar dela o dióxido de carbono e ainda produzir os sons da fala .
Vejamos agora detalhadamente como acontece a troca gasosa.
Quando nos inspiramos, enchemos os alvéolos de um gás que o gás oxigênio (O2) , e ao mesmo tempo chega através de um vaso sanguíneo que passa rente ao alvéolo o sangue cheio de gás carbônico (como mostra na figura 2).
No ponto onde o capilar se encontra com o alvéolo, acontece que como a concentração de gás carbônico é muito alta, o gás carbônico através de difusão atravessa para o interior do alvéolo e o oxigênio também por diferença de concentração como ele está mais concentrado ele atravessa para o interior do capilar esse processo acontece através de difusão, nesse momento é que acontece a troca gasosa que é chamado de hematose (troca do gás carbônico pelo oxigênio no interior dos pulmões na região dos alvéolos.Figura 3.
O co2 vai ser liberado pelo meio externo quando nos expirarmos quando expulsamos o ar do interior dos pulmões, e o oxigênio será transportado através das hemácias retornara ao coração e será distribuído por todas as nossas células .
Então o sangue chega rico em Co2 chega a região dos alvéolos como sangue venoso e deixa a região dos alvéolos após as trocas gasosas como sangue arterial sangue rico em oxigênio .
MECÂNICA RESPIRATÓRIA
O processo pelo qual a ar atmosférico penetra nos pulmões é conhecido como mecânica respiratória e está inteiramente relacionado com a caixa torácica e os músculos a ela atrelados. Para manter uma concentração de oxigênio e de dióxido de carbono no ar alveolar que seja para sua