Sistemas operacionais
2) Qual é a diferença entre as técnicas de gerencia de memória com particionamento estático e dinâmico. O particionamento estático é repartido em duas grandes partes, processos do usuário e processos da CPU. O particionamento é de partes fixas, podendo assim haver desperdícios. Processo aloca toda a partição, mesmo sem ter necessidade.Problema de fragmentação interna. O particionamento dinâmico o processo ocupa de acordo com o que ele precisa. Tende a criar lacunas de memórias livre que individualmente podem não ser suficientes para o próximo processo. Problema de fragmentação externa.
3) O que é fragmentação interna e externa? Mostre um exemplo? Externa ocorre no particionamento dinamico, tende a criar lacunas de memórias livre que individualmente podem não ser suficientes para o próximo processo. Problema de fragmentação externa. Interna ocorre no particionamento estático, Processo aloca toda a partição, mesmo sem ter necessidade.Problema de fragmentação interna.
4) Explique a diferença entre os três algoritmos (técnicas/políticas) de alocação de memória utilizada pelo gerenciamento com particionamento variável Best fit - Procura a melhor partição, procura usar o que é mais perto do que ele precisa, para ter menos perdas.tam_processo - tam_bloco = deve tender a 0. Worst fit - Procura a pior partição, para deixar o maior número de espaço livre. tam_processo - tam_bloco = maior possível First fit - Procura o primeiro local da memória para alocar.
5) Qual é o principio de funcionamento do gerenciamento de memória com paginação? Quais são as suas vantagens em relação ao particionamento fixo e/ou dinâmico. O princípio é dividir a memória em porções, e sua alocação na memória não precisa ser contínua, pode alocar uma parte, deixar lacuna, alocar outra parte. A vantagem é que elimina a fragmentação externa e diminui