filo
1. Como Platão concebia a realidade? Para ele tudo era matéria?
R: Platão concebia a realidade como um reflexo do mundo das ideias. Para ele a matéria era instável eilusória, tudo fluía e acabava.
2. Por que a tese de Platão sobre a alma humana é tão importante para entender sua doutrina a respeito da felicidade?
R: Porque Platão afirma que a alma humana estavadividida em 3 partes, alma concupiscente (situada no ventre e ligada aos desejos carnais), alma irascível (situada no peito e vinculada as paixões) e a alma rascível (situada na cabeça e relacionadacom o conhecimento), e que só alcança a felicidade quem obtém o controle das almas concupiscente e irascível por meio da alma rascível, e também por meio da ginástica e da dialética.
3. Explique afórmula conhecimento = bondade = felicidade, tendo como referência o sistema Platônico.
R: Para Platão, uma vida dedicada a um conhecimento progressivo atingiria a compreensão do bem, que tornaria umser, melhor que, consequentemente, viveria mais feliz.
4. Em que aspectos o caminho Epicurista da felicidade parece dar uma guinada intelectualista ou racionalista?
R: A moderação dos prazerespoderia trazer, talvez, certa insatisfação. Então para os epicuristas, o racionalismo era importante para escolher caminhos que não levariam a infelicidade. Nesse aspecto se vê uma guinada nointelectualismo, que conduziria o indivíduo para comandar-se a si mesmo e alcançaria a tranquilidade de ânimo.
5. Em que sentido se afirma que a concepção de felicidade de Epicuro contrapõe-se a de Aristótelese especial a de Platão?
R: A concepção de felicidade de Epicuro se diferenciava de Aristóteles e Platão por que afirmava que tudo no mundo era matéria e no ser humano, sensação, enquanto Platão eAristóteles valorizavam contemplação intelectual, mesmo que para Aristóteles ainda seja associada o poder de bens materiais, para Epicuro a simples satisfação dos desejos humanos, moderadamente,...