Sistemas operacionais
1. O que é um Sistema Operacional (SO)?
2. O que é um kernel de um SO?
3. Argumente sobre pelo menos seis parâmetros (metas) que um SO deve atender?
4. Argumente sobre as seguintes arquiteturas de SO: Monolítico, Em Camadas, Micronúcleo, Cliente-Servidor, Exokernel, Máquina Virtual.
5. Resuma os cinco elementos primitivos que compõe o Kernel do SO.
6. Apresente exemplo de aplicação e argumente sobre as características dos seguintes SO's: de Computadores de Grande Porte; de Servidores; de Múltiprocessadores; de Computadores Pessoais; de Tempo Real; Embarcados e de Cartões Inteligentes.
7. Qual a vantagem que os sistemas multiprogramáveis levam sobre os sistemas monoprogramáveis? Exemplifique (não utilize o exemplo apresentado no material de aula).
8. Trace uma comparação entre programa e processo.
9. Como um processo pode ser destruído?
10. Descreva os termos: CPU-bound e I/O-Bound.
As resposta deverão ser baseada no livro: Sistemas Operacionais Modernos (TANENBAUM)
Respostas Lista de Exercícios.
* É dificil definir o que é um sistema operacional além de dizer que é o software que executa em modo núcleo. Porem, ocorre dizer que os Sos realizam basicamente duas funções não relacionadas: fornecer aos programadores de aplicativos um conjunto de recursos abstratos claros em vez de recursos confusos de hardware e gerenciar esses recursos de hardware.
* Kernel é o núcleo do sistema operacional.
* Gerenciador de memória; gerenciamento de entrada e saída; gerenciamento de arquivos; proteção do sistema; interpretador de comandos.
* Sistemas monolíticos: conjunto de procedimentos (funções) que realizam uma tarefa e possuem entrada e saída bem definidas. Cada procedimento pode fazer uso de outro procedimento caso julgue necessário já que todos os procedimentos são visíveis entre si.
Sistemas de camadas: organização do sistema