Sistemas Operacionais
2) Usuário não precisa se preocupar como é feita a comunicação com monitores , discos , impressoras, etc. O S.O é uma interface entre o usuário e os recursos do sistema. Este conceito de ambiente simulado pelo S.O também é chamado de Máquina Virtual compiladores,linkers,bibliotecas, depuradores e outras ferramentas são utilitários que facilitam a interação do usuário com o computador.
3) Em sistemas onde diversos usuários compartilham recursos , é necessário
Controlar o uso concorrente destes recursos. Impressora, a impressão de um
Usuário não deve interferir na do outro. O S.O controla estes acessos concorrentes.
O compartilhamento também permite redução de custos, quando diversos usuários podem
Compartilhar periféricos como impressoras, discos, etc.
4) O usuário pode enxergar a maquina como sendo apenas o S.O , como se o hardware não existisse. Esta visão é chamada de maquina virtual. Na verdade não existe apenas dois níveis , e sim tanto quantos forem necessários para adequar o usuário as suas diversas aplicações.
5) O computador pode ser visualizado como uma maquina de níveis ou maquina de camadas .Inicialmente vemos apenas dois níveis : Hardware(nível 0) e S.O (nível 1).
6) Criação do telégrafo, a partir dele, o tempo gasto entre a comunicação tornou-se muito menor, primeira calculadora uma máquina de somar, teletipo que transmitia os dados, por uma linha telefônica.
7) Em 1950 ao desenhar o computador Mark III, Howard H. Aiken desenvolveu um modo para traduzir em códigos numéricos os comandos em notação matemática preparados por um programador. Uso do Assembler (linguagem simbólica Assembly), criado o primeiro compilador, rata-se de um programa que possibilita transformar o código de um programa, escrito em uma linguagem de programação.