SISTEMAS OPERACIONAIS
CURSO: TÉCNICO INFORMÁTICA – NOITE
SISTEMAS OPERACIONAIS
1º MÓDULO
GISELLE DA SILVA BARBOSA – Nº 12
CIDADE: SÃO PAULO
ANO: 2014
INTRODUÇÃO
6- BIBLIOGRAFIA 9
1- DEFINIÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL
Um sistema operacional (SO) - Operating System - OS é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema.
Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa.
Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controle da máquina
Um sistema operacional executa muitas funções para que o computador funcione bem e eficientemente. Algumas das mais importantes são:
Interpretador de Comandos: traduz comandos para instruções que o processador entende.
Gerente dos Usuários: guarda as tarefas de um usuário separadas daquelas dos outros.
Gerente das Tarefas: guarda as operações de uma tarefa separadas daquelas dos outros.
Gerente dos Recursos: gerencia o uso de recursos de hardware entre usuários e tarefas usando-os a qualquer ponto do tempo.
Gerente de Arquivos: cria, deleta, edita, muda arquivos e gerencia acesso para arquivos.
User Interface: gerencia acesso do usuário para o interpretador de comandos e o gerente de arquivos. Existem vários tipos de sistemas operacionais, a