Resumo
Assim, podemos dizer que as Ciências Sociais são o estudo sistemático do comportamento social do homem. Portanto, o objeto de estudo das Ciências Sociais é o comportamento social humano.
Com o avanço do conhecimento, tornou-se necessária uma divisão das Ciências Sociais em diversas disciplinas. Essa divisão abrange as seguintes disciplinas:
• Sociologia – estuda as relações sociais e as formas de associações e interações da sociedade.
• Economia – estuda as atividades humanas ligadas a produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviço.
• Antropologia – estuda e pesquisa as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos, bem como a origem e evolução dessas culturas.
• Política – estuda a distribuição do poder e organização na sociedade.
Não há divisão nítida entre essas disciplinas, elas complementam umas as outras e frequentemente juntas para explicar os fenômenos da vida em sociedade.
O objetivo das Ciências Sociais é aumentar o máximo possível o conhecimento sobre o homem e a sociedade e nos permitem entender melhor a sociedade em que vivemos e compreender os fatos sociais que nos rodeiam.
As primeiras tentativas de compreender as forças sociais não tiveram êxito, os homens recorriam, por exemplo, a deuses e heróis para explicar certos fenômenos sociais. Durante a idade media e até o inicio da idade Moderna, as explicações foram influenciadas pela filosofia e pela religião. Os estudos sistemáticos sobre a sociedade humana começaram com os filósofos Platão, em seu livro república, e Aristóteles com a obra política. É de Aristóteles a afirmação “o homem nasce para viver em sociedade”. Na idade Média os