Sistemas operacionais
Sistemas Operacionais
É um software ou um conjunto deles que tem como função gerenciar os recursos do sistema computacional, fornecendo uma interface entre o usuário e a máquina. A maioria dos computadores pessoais o executa através de outro programa armazenado numa memória ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", ou simplesmente BOOT. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitor, memória discos etc.), o BIOS procura pelo SO em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, assume o controle da máquina. Funcionalidades:
– Interface com o usuário
– Gerenciamento de processos
– Gerenciamento de memória
– Gerenciamento de arquivos
– Gerenciamento de dispositivos
– Gerenciamento de proteção e segurança.
Estimativa do uso de sistemas operacionais:
1- Windows 7 39.50%
2- Windows XP 13.32%
3- Mac OS X 10.11%
4- Windows 8 8.25%
5- iOS 7 7.84%
6- Android 4 5.87%
7- Windows Vista 2.93%
8- Linux 1.86%
9- iOS 6 1.57%
10- Android 2 0.98%
Fonte: W3counter
Gerenciamento de Memória É necessário maximizar o número de usuários e aplicações (processos) que utilizem de forma eficiente o espaço de memória física disponível. É preciso evitar que um processo use/invada o espaço de memória de outro causando paralisação do sistema, é preciso possibilitar ao usuário alternar entre uma aplicação e outra. A memória principal é um recurso caro e escasso ex: RAM: R$ 30 / Gb Disco: R$ 0,154 / Gb.
Funções básicas:
Transferir programas da memória secundária para a memória principal; Reduzir o número de operações de E/S nessa transferência (pois a memória secundária é lenta);
Manter na memória o maior número possível de processos residentes, maximizando a utilização de recursos;
Permitir que novos programas sejam aceitos mesmo que não exista espaço livre de memória;
Permitir a