SISTEMAS OPERACIONAIS
Um sistema operacional pode ser definido como um conjunto de programas especialmente feitos para a execução de várias tarefas, entre as quais servir de intermediário entre o utilizador e o computador. Um sistema operacional, tem também como função, gerir todos os periféricos de um computador.
MS-DOS
Criado na década de 80 e desenvolvido por Tim Paterson o MS-DOS - MicroSoft Disk Operating System (sistema operacional em disco da Microsoft); é a abreviação do programa criado pela Microsoft Corporation para uso em vários CPU’S . Grande parte dos fabricantes alteram o MS-DOS para melhor adaptá-lo a seus computadores dando-lhe novos nomes, como PC-DOS ou Z-DOS.
O disk-operating system (sistema operacional em disco, ou DOS), pode-se imaginar que tudo o que o MS-DOS é gerenciar seus discos. Entretanto, o MS-DOS faz muito mais que isto: ele proporciona um modo de se dizer ao computador qual o programa ou comando que se deseja executar, onde ele encontrará este programa ou comando e o que ele deve fazer com ele. Por exemplo, ele pode enviar informações à tela de vídeo, a uma impressora ou a uma porta de comunicações, para que elas sejam enviadas a outro sistema.
LINUX
O Sistema operacional Linux, foi desenvolvido por Linus Torvalds em 1991, o Linux foi criador a partir do MINIX que é uma versão do UNIX que pode ser alterada por qualquer programador experiente.
Linus partiu da ideia de desenvolver um sistema menor é mais poderoso que o MINIX que já era uma versão menor do UNIX, o sistema opera de forma semelhante ao WINDOWS no qual o usuário transmite ao SO as informações desejada e o SO passa ao CPU de forma já codificada e repassa estas informações no Monitor de forma que o usuário compreenda.
WINDOWS
O sistema Windows, em todas as suas versões é o mais popular de todos os sistemas. A partir de sua criação usuários comuns puderam usar os computadores com maior facilidade porque ele já possui praticamente todas as configurações necessárias à