Sistemas Operacionais
1. Um Sistema Operacional é um conjunto de programas responsável por todo o gerenciamento dos recursos da máquina (acesso e controle de seus periféricos) e das operações dentro do computador. É a partir do S.O. que as coisas acontecem no micro: tudo está baseado nele. Isto significa que, sem o S.O. o micro serve somente como decoração de mesa. Imagine, por exemplo, quantas instruções de máquinas são necessárias para fazer com que o Drive leia um disquete, ou então para que a impressora imprima um relatório da contabilidade. Através do S.O., você só diz: Leia Disquete ou Imprima Relatório (instruções que deverão ser dadas através de uma linguagem de programação). Não é mais fácil?
2. Sistemas Operacionais para desktop
2.1 CentOS
CentOS é uma Distribuição Linux de classe Enterprise, derivada dos fontes disponibilizados gratuitamente pela Red Hat. O CentOS é 100% binário compatível com o sistema Red Hat. Apenas são removidos os banners e os trabalhos gráficos que identificam a Red Hat. O melhor de tudo é que ele é gratuito.
Aplicações para Cluster e GFS (Global File System) estão disponíveis gratuitamente e acompanham a distribuição.
O CentOS é desenvolvido por um pequeno mais crescente grupos de desenvolvedores. Os desenvolvedores do core, são suportados por uma comunidade de usuários ativa, incluindo administradores de sistemas, administradores de redes, usuários enterprise, gerentes, distribuidores do core do Linux e entusiastas de todas as partes do mundo.
O nome CentOS significa: The Community Enterprise Operational System;
Como clone do Red Hat, suas versões seguem o mesmo padrão. Atualmente encontra-se na ver
Vantagens do CentOS:
- Comunidade ativa e crescente;
- Os pacotes são rapidamente montados, testados e auditados por QA;
- Rede de mirrors extensa;
- Desenvolvedores contactaveis e enviam respostas as questões submetidas;
- Diversas formas de obtenção de suporte gratuito: IRC Chat, Lista Discussões via E-mail, Foruns, FAQ's.