SISTEMAS OPERACIONAIS
INTRODUÇÃO
Hoje os sistemas operativos são utilizados em computadores que variam de tamanho a partir de gigantes "mainframes" até pequenos computadores pessoais. Geralmente os sistemas operativos fornecem a imagem de um computador para o usuário bem mais do que o próprio hardware o faz. No campo da computação pessoal, por exemplo, o sistema operativo Windows 95 tem se tornado um padrão e um altíssimo número de fabricantes construiu seu hardware para suportar Windows. O usuário vê o hardware composto pelo teclado e pelo vídeo, mas a visão funcional é fornecida pelo sistema operativo.
Todo computador tem, em seu nível mais básico de software, uma camada de inteligência que dá vida à máquina. Quando você liga o computador, instruções internas orientam-no para encontrar e rodar o sistema operativo, que continua a operar durante todo o tempo em que a máquina fica ligada. Esse programa especial supervisiona a operação dos dispositivos de hardware do computador e coordena o fluxo de controlo e de dados.
DEFINIÇÃO
Um sistema operativo ou sistema operacional pode ser definido como um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário (Shell). É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada e, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado.
Segundo Silberschatz: “É um programa intermediário entre o utilizador e o hardware”.
E segundo MilenKovic: “Colecção organizada de software, consistindo em rotinas de controlo relativas ao hardware do computador que permitem fornecer um ambiente homogéneo para a execução de programas”.
Fig 1 Sistema Operativo: Os programas geralmente possuem uma interface própria com o usuário. Eles