Gestão de equipas
Muito pouco de ti acabará por valer alguma coisa!
“George H. Allen”
Objetivos Gerais
A ação de Liderança e Gestão de Equipas tem como objetivos gerais dotar os formandos de conhecimentos e aptidões necessárias ao exercício da gestão das pessoas preparando-os para: Compreender e distinguir os conceitos de liderança, equipas de trabalho, competências, desempenho e desenvolvimento de potencial; Relacionar o papel da gestão de equipas de trabalho na gestão de recursos humanos na gestão organizacional; Treinar as técnicas de motivação e de competências de forma a contribuir para uma gestão mais eficaz nas organizações em geral e nas empresas em particular; Intervir no domínio da gestão organizacional e processos de gestão de equipas otimizando os recursos e maximizando os recursos.
Objetivos específicos
Em termos de competências especificas, pretende-se que no final da modelar os formandos sejam capazes de: Distinguir os conceitos de liderança, gestão de equipas de trabalho e de estrutura de gestão organizacional; Aplicar as técnicas de motivação e desempenho quando associadas a processos de liderança de equipas.
Enquadramento
Tendo em conta os desafios da atividade empresarial e da globalização dos negócios que exigem atitudes e competências no que respeita há gestão de talentos, sejam eles técnicos ou comportamentais, a aposta numa boa gestão da equipa de trabalho é reconhecida nas organizações como fator diferenciador.
As organizações, para alcanças os objetivos que são propostos e atribuídos, organizam-se a elas próprias. A ação de organizar pressupõe trabalho conjunto. Daqui surge a necessidade de gerar acordos e ferir as expetativas, criar linguagens comuns e encontrar soluções aceitáveis para problemas que enfrentam em conjunto. A definição e alcance de objetivo é uma atividade “política”, uma