SIstemas Operacionais
Para que o hardware ou parte física de um computador possa funcionar, faz-se necessário um conjunto de regras e ordens que coordenem todos os processos realizados. Tal conjunto é denominado software ou parte não material do sistema. Graças ao software (integrado por uma enorme quantidade de programas que interagem entre si) todos os recursos podem ser utilizados em qualquer sistema informatizado.
Todo o conjunto de programas que compõem o software pode ser dividido em dois grupos bem diferenciados:
1. Software básico: conjunto de programas imprescindíveis para o funcionamento do sistema. (Drivers controladores de hardware)
2. Software aplicativo. Conjunto de programas a serem utilizados pelo usuário(Word, Internet Explorer, Paciência).
À esse software, dá-se o nome de Sistema Operacional.
Hoje em dia, os telemóveis, smartphones e dispositivos móveis ocupam cada vez mais tempo e espaço em nossas vidas. Os seus processadores estão cada vez mais velozes, há mais memória e em relação ao armazenamento foi tudo muito melhorado.
Praticamente tudo o que antes era possível apenas pelos PC’s agora pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, directo da palma da sua mão. Junto à evolução, chegaram as empresas querendo “ganhar o seu espaço” na guerra da mobilidade.
Nokia, Apple, Microsoft, Samsung, Intel e outros possuem sistemas operativos próprios. Este facto fez com que a concorrência fosse aumentando, porém a quantidade de opções e modelos que invadem as tabelas de configurações certamente dão um nó na cabeça de muita gente.
Fonte: wikipédia