Sistemas Operacionais
1)Explique como funciona a mudança de modos de acesso e dê um exemplo de como um programa faz uso desse mecanismo.
R- A mudança de modos de acesso ocorre no momento da carga do sistema (boot), o sistema operacional inicia em modo kernel. Após estar carregado em memória, o sistema operacional permite que os programas de usuários sejam carregados apenas em modo usuário. Se ocorrer qualquer tipo de interrupção de um programa que estiver em modo usuário, o modo de acesso é alterado para o modo kernel “privilegiado”. Com isso a rotina de tratamento é executada em modo kernel. Ao final de toda rotina de tratamento, há uma instrução específica que, antes de retornar para o programa do usuário, altera o modo de acesso para modo usuário.
2) Por que as rotinas do sistema operacional possuem instruções privilegiadas?
R- Porque existem certas instruções de aplicações, que se forem utilizadas indevidamente ocasionaria sérios problemas à integridade do sistema, impedindo a ocorrência de problema de segurança e violação do próprio sistema.
3) O que é uma system call e qual sua importância para a segurança do sistema? Como as system calls são utilizadas por um programa?
R- São chamadas ao sistema e tem como função a implementação de mecanismo de proteção ao núcleo do sistema e de acesso aos seus serviços e é importante para garantir a integridade do sistema. Para cada serviço existe uma system call associada e cada sistema operacional tem seu próprio conjunto de chamadas.
4) Explique o processo de boot de um sistema operacional.
R- Ao ligar o computador entra em operação o sistema de inicialização, pequenos programas, “boot loader” passando por estágios até ser capaz de iniciar o carregamento do Sistema Operacional, que por sua vez passa a inicializar o carregamento de drivers de dispositivos e outros programas necessários para a operação normal de um sistema operacional e considera-se completo quando o computador está liberado para ser operado pelo