Sistemas operacionais
Em 1985, é lançada a primeira versão do MS Windows, que introduziu uma interface gráfica, porem manteve o MS-DOS como o sistema operacional. As versões posteriores dos MS Windows, como Windows 3.0, Windows 95, Windows 98 e Windows ME, apesar de varias melhorias e inovações, sempre tinham o MS-DOS como o núcleo do sistema operacional.
Em 1993, a Microsoft lança o Windows NT nas versões para desktop e servidores, sistema operacional de 32 bits, com multitarefa preemptiva, multithread, memória virtual e suporte a múltiplos processadores simétricos. O Windows NT não tem qualquer relação com a arquitetura do MS-DOS, mas oferece compatibilidade parcial com aplicações legadas, alem de ter incorporado algumas de suas características, com a interface gráfica. Com isso, passaram a existir duas linhas de sistemas operacionais com arquiteturas completamente distintas, porem com a mesma interface para o usuário.
O Windows 2000 é uma evolução do NT versão 4, pois mantem a mesma arquitetura interna. O Windows 2000 passou a incorporar alguns recursos da família DOS-Windows, como função de plug-and-play. A grande novidade trazida pelo sistema operacional é o Active Directory, que funciona como um serviço de diretórios e veio substituir o conceito de domínio existente no Windows NT.
O Windows XP, lançado em 2001, introduz uma nova interface gráfica e alguns poucos recursos adicionais, porém mantem a mesma arquitetura do Windows 2000. A partir do Windows XP, a Microsoft começou a descontinuar as famílias do DOS-Windows e Windows NT/2000, integrando as duas linhas de sistemas operacionais. Em 2003, é lançado o Windows Server 2003, nova versão do Windows 2000 Server, com suporte a processador 64bits.
Para 2007/2008, a Microsoft esta lançando o Windows Vista .em 2008/2009 é lançado o Windows Seven(7) e Windows Server 2008.Sua expectativa é que esta nova versão do MS Windows seja o sistema operacional utilizado em grande escala na década de 2010.
Objetivo