Sistemas operacionais trabalho 1
Sistemas Operacionais
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Professor: Sergio Moraes
Sorocaba
2013
1. Gerenciar componentes de entrada e saídas, como por exemplo, a impressoras, e aproximar o usuário da máquina, através da interface com o hardware.
2. É a capacidade do SO de aproximar o hardware do usuário, transformando o mundo computacional num “mundo real”.
3. Como o próprio nome diz, Gerenciador de Recursos, o que o caracteriza é a sua capacidade de gerenciar e organizar os recursos de hardware, enfileirando os processos de acordo com a sua prioridade.
4. As características de hardware do Sistema Computacional de 1ª Geração são: Tamanho excessivo e uso de válvulas. Em termos de software, não havia nenhum, o sistema realizava as tarefas através de atividades mecânicas.
5. Na 2ª Geração, temos como característica: Uso de transistores, diminuindo assim o seu tamanho. E em termos de software, foi introduzido o sistema de Batchs (cartões perfurados).
6. Na 3ª Geração há o surgimento de 2 modelos computacionais: os de pequeno porte, utilizado em sistemas bancários e companhia de seguros, e os de grande porte, utilizados e grandes organizações. Em software, foi desenvolvido um sistema operacional que atendia a todos os modelos computacionais, porém possuía muitos erros no seu código.
7. Na 4ª e atual Geração, no hardware passamos a ter circuitos integrados em larga escala. Isso disseminou o computador pelo mundo, diminuindo o seu tamanho e aumentando a acessibilidade das pessoas ao computador. Por fim, sobre software, o surgimento de interface gráfica foi o grande marco dessa geração.
8. A Multiprogramação consiste e se resumi no fato da CPU dividir a memória em N partes, a fim de executar vários processos simultaneamente.
9. Processo de transferência de dados. No qual os dados são colocados numa área temporária e outro programa pode acessá-lo.