Sistemas operacionais (software)
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Sistemas Operacionais (Software)
São Luís - MA
-2012-
Software - Conjunto alterável de instruções, ordenadas e lógicas, fornecidas ao hardware para a execução de procedimentos necessários à solução dos problemas e tarefas do processamento de dados, a utilização de softwares adequados às diversas tarefas e aplicações do sistema operacional torna o trabalho dos usuários muito mais simples e eficiente. Antigamente havia uma distinção entre os aplicativos e os utilitários, pois havia um personagem a mais no cenário: o operador do computador. Hoje em dia continua a existir um conjunto de programas, usados como interface entre o usuário e o hardware. O termo utilitário é, assim, uma referência a softwares relacionados com serviços do sistema operacional, como os compiladores, linkers, depuradores e outros.
Tradutores – Nos primeiros sistemas operacionais, uma das tarefas mais complicadas, era a de programar, custava o conhecimento do hardware e programar em painéis através de fios, esses programas eram desenvolvidos em linguagem de máquina e levados para a memoria principal para a execução, a evolução dessas linguagens facilitou a construção de programas em muitos aspectos. Dessa maneira, um código poderia ser escrito de uma forma bem fácil para possíveis alterações futuras. O tradutor, pelo tipo de linguagem de programação utilizada, pode ser chamado de montador ou compilador.
Interpretador – Um tradutor que não gera código-objeto. A partir de um código fonte, escrito em linguagem de alto nível, o interpretador, no momento da execução do programa, traduz cada instrução e a executa em seguida. Sua desvantagem é o tempo gasto na tradução dos códigos sempre que executado, já que não gera um algoritmo executável.
Loader – O loader (também conhecido como: carregador) é o utilitário responsável por alocar fisicamente na memória principal um algoritmo para sua