Sistemas operacionais para dispositivos móveis
A disputa pela preferência do consumidor no mundo dos telefones móveis não se limita apenas à venda dos aparelhos, mas também para conseguir tornar seus sistemas operacionais cada vez mais populares. Neste artigo você encontra uma breve descrição dos principais sistemas operacionais para dispositivos móveis presentes no mercado, para que assim você possa entender as diferenças e semelhanças entre eles na hora de escolher um novo aparelho.
PalmOS
Desenvolvido há mais de 10 anos, foi o primeiro SO para dispositivos móveis a se popularizar, chegando a quase 90% do mercado mundial de palmtops. Possui hoje uma base de quase 30.000 aplicativos desenvolvidos para ele. Faz mais de dois anos que o PalmOS não ganha uma nova versão, não acompanhando as recentes tecnologias.
Mac OSX
O sistema que faz o iPhone, o iPod Touch e o iPad rodarem é uma versão modificada do sistema operacional Mac OSX, que recebe o nome de iPhone OS. Seu foco é oferecer suporte para as tecnologias de reconhecimento de toques múltiplos, de inclinação (graças à inclusão do acelerômetro interno) e de multimídia (vídeos, imagens e músicas). Lado ruim? Disponível somente para Apple. Lado bom? Nada de vírus.
Android
Formado por 47 empresas, o sistema operacional da Google é o que mais oferece aplicativos gratuitos e possui suporte ao Flash, da Adobe, ausente atualmente no Windows Phone 7 e iOs. O Android ainda é integrado às redes sociais como Twitter e Facebook e conta com o sistema multitarefa, além de permitir transferência direta de arquivos entre o celular e o PC. Os variados aplicativos são a grande vantagem do sistema Android, como leitores de ebooks, tocadores de mp3, bússolas digitais e, claro, joguinhos.
Symbian
Desenvolvido pela parceria entre Ericsson, Nokia, Motorola e PSION, é um sistema operacional para aparelhos móveis com sistema modular, permitindo que cada uma destas empresas desenvolva a sua própria interface. O Symbian OS