Sistemas operacionais on-line
O serviço de Web OS ainda é recente. Este foi inventado no ano de 1999 como serviço MyWebOS, que não existe mais. Pode-se definir um sistema operacional como sendo uma camada que há entre a Máquina e o usuário. Os Web OS são desktops on-line que permitem ao usuário fazer tudo o que os sistemas operacionais comuns realizam, contando com a vantagem de não precisar estar sentado na cadeira de sua casa, utilizando o seu computador.
Não existem ainda grandes nomes neste serviço, entretanto o mais maduro deles era o G.ho.st OS, o mais estável dos seus concorrentes e oferecia um HD virtual de 5GB, e mais 1GB por amigo indicado. Infelizmente, de acordo com o site Wikipédia “no dia 15 de Março de 2010, os seviços G.ho.st fecharam seu site (http://ghost.cc), e enviaram por e-mail a todos os usuários do serviço:
Caro Usuário G.ho.st,
Esperamos que tenha apreciado nossos serviços gratuitos de Ghost. Lamentavelmente, as mudanças no mercado significam que não é mais economicamente viável para nós hospedarmos o serviço Ghost e encerraremos o serviço em 15 de março ou próximo. Mas vamos nos concentrar em licenciar ou vender nossa tecnologia para grandes empresas. Aconselhamos-o a migrar TODAS as pastas, arquivos e e-mails importantes para outro lugar seguro antes do dia de 15 de março. Você deveria considerar o Google Docs ou Microsoft SkyDrive para arquivos e serviços como o Gmail ou o Yahoo! Mail para o e-mail. Lamentamos muito por qualquer inconveniente que isso possa causar e somos muito gratos pelo apoio fantástico que nós tivemos em nossa comunidade. “
E uma boa notícia para nós brasileiros, é que existe um SO brasileiro que utiliza os conceitos da Cloud computing. O Codeorama OS é o primeiro sistema operacional online brasileiro, desenvolvido por Paulo Gomes na Codeorama Software. Possui uma interface intuitiva, simples e fácil de usar,