Sistemas operacionais - funcionalidades, tipos e características e exemplos
Eliana B. Teodoro1, Mirela A. Fonseca1, Rubia P. Silva1, Vânia C. Oliveira1, Antonio L. Cardoso1,2
1Departamento de Biblioteconomia – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
29.075-910 – Vitória – ES – Brasil
2Faculdade de Educação – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
40.110-100 – Salvador – BA – Brasil
libedim@terra.com.br, mirelaaleixo@hotmail.com, rubiafeliz@gmail.com, vania.coliver@hotmail.com, antoniol@ufba.br
Resumo. Este artigo apresenta uma visão geral sobre Sistemas Operacionais e é baseado em pesquisa realizada no site Hospital Educacional que consiste num sistema de perguntas e respostas feitas por alunos, de onde foi extraído o seu conteúdo. Tendo como intuito principal o ensino da disciplina de Tópicos Especiais em Biblioteconomia II em 2009/2.
Palavras-chave. Sistemas operacionais; Windows, Linux.
1. Introdução
Segundo Gomes (10/04/2009), o conceito de Sistema Operacional surgiu durante a segunda geração da computação moderna, durante os anos de 1955 a 1965, através a programação em Batch. Com isso, vários comandos já poderiam ser executados em seqüência através de cartões perfurados. Normalmente, um programa era composto por um conjunto de cartões inseridos pelo usuário do sistema, os quais deveriam estar em uma ordem pré-estabelecida para seu perfeito funcionamento.
Já Cardoso (04/18/2008) acrescenta que Sistema Operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e seus recursos computacionais (software ou hardware) e o usuário e um gerenciador destes recursos dentro do sistema computacional. Segundo alguns autores especialistas neste assunto (principalmente Tanenbaum), existem dois modos distintos de conceituar um Sistema Operacional pela perspectiva do usuário ou programador:
(i) visão top-down: é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre