Finalidade do estoque
• Melhoram o nível de serviço:
Estoques auxiliam a função de marketing a vender os produtos da empresa. Estes podem ser localizados mais próximos aos pontos de venda e com qualidades mais adequadas. Isto é vantajoso para clientes que precisam de disponibilidade imediata ou tempos de ressuprimento pequenos.
• Incentivam economias na produção:
O mínimo custo unitário de produção geralmente ocorre para grandes lotes de fabricação com o mesmo tamanho. Estoques agem como amortecedores entre oferta e demanda,
A boa administração de materiais significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de produção. objetivo maior da administração de materiais é prover o material certo, no local de produção certo, no momento e em condição utilizável ao custo mínimo para a plena satisfação do cliente e dos acionistas.
Possibilitando uma produção mais constante, que não oscila com as flutuações de vendas. A força de trabalho pode ser mantida em níveis estáveis e os custos de preparação de lotes podem ser diminuídos.
• Permitem economias de escala nas compras e no transporte:
Muitas vezes, pequenos lotes de compra são gerados para satisfazer necessidades de produção ou para abastecer diretamente clientes a partir da manufatura. Isto implica maiores custos de frete, pois não há volume suficiente para obter os descontos oferecidos aos lotes maiores. Entretanto,uma das finalidades do estoque é possibilitar desconto no transporte pelo emprego de grandes lotes equivalentes à capacidade dos veículos e gerar, portanto, fretes unitários menores. De modo similar, menores preços podem ser obtidos na compra de mercadorias com o uso de lotes maiores que as demandas imediatas.
• Agem como proteção contra aumentos de preços:
Bens comprados em mercados abertos tem seus preços ditados pelas curvas de oferta e demanda. Minérios, produtos agrícolas e petróleo são bons exemplos. Compras podem ser antecipadas em função de