Sistemas multimidias
1. Introdução
Através dos nossos sentidos podemos perceber e interagir com o nosso mundo. Esses sentidos, principalmente a audição e a visão, desde o berço, são os primeiros que utilizamos nesta interação. Nossos órgãos sensores enviam sinais ao cérebro e, a partir do reconhecimento desses sinais, são formadas informações a respeito de nossa interação com o meio em que estamos.
O processo de comunicação entre as pessoas depende, em grande parte, de nosso entendimento desses sentidos de tal forma que, quando a informação é percebida mais efetiva é a comunicação. 2. Evolução da comunicação entre homem e maquina
2.1. Digitalização da informação
O computador é um sistema de processamento e comunicação de informação, como são também o telefone, a televisão, o cinema e todos os mecanismos que exploram a riqueza de percepção dos sentidos humanos, principalmente a visão e a audição.
Isto acontece na medida em que os computadores se tornam capazes de suprir seus usuários de fluxos cada vez maiores de informação representada por imagem e som, graças a evolução da tecnologia digital.
A tecnologia digital já domina as redes telefônicas, os equipamentos de áudio, as áreas de fotografia e progride com força total no vídeo e cinema.
Para entender melhor como essa tecnologia funciona, vamos partir do princípio da mídia.
2.1.1. O que é Mídia?
Mídia é um termo usado para referenciar um vasto e complexo sistema de expressão e comunicação. Prof. Robson Guedes
Literalmente “mídia” é o plural da palavra “meio”, cujos correspondentes em latim são “media” e
“medium”, respectivamente.
Na atualidade, mídia é uma terminologia usada para: suporte de difusão e veiculação da informação (radio, televisão, jornal), para gerar informação (máquina fotográfica e filmadora).
A mídia também é organizada pela maneira com uma informação é transformada e disseminada(mídia impressa, mídia eletrônica, mídia digital...), além do seu aparato físico ou