sistemas livres e não Livres
SISTEMAS OPERACIONAIS:
LIVRES E NÃO LIVRES
LUCAS SOARES E ATHOS CARVALHO
Timóteo — 28 de Janeiro de 2011
Resumo
A era da tecnologia, presente no século 21, está cada vez mais evolutiva no mercado mundial, empresas de grande porte estão desenvolvendo softwares cada vez mais sofisticados e fácil de se trabalhar o que ajuda muito no dia a dia do consumidor.
Mas, infelizmente, há uma grande conflito entre essas empresas revolucionando novas tendências de mercado como é o caso da Microsoft com o seu famoso Windows, um sistema operacional pago que esta presente na vida de muitos consumidores e a revolucionária Linux que traz consigo um sistema operacional livre. Há muitos que preferem o sistema pago (não livre) por ser mais confiável e e outros que preferem o sistema livre por ser de código aberto fácil de se manusear facilitando a vida de muitos programadores.
Veremos adiante os benefícios e os prejuízos que esses sistemas operacionais trazem a população consumidora.
Palavras-chave: era da tecnologia softwares consumidor conflito Microsoft Windows sistema operacional não livre Linux sistema operacional livre benefícios e prejuízos programadores código aberto
SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES
Sistema operacional livre ou, “Software Livre”, é uma questão de liberdade, não de preço. O conceito de “livre” está relacionado com o sentido de liberdade de expressão, não de gratuidade. É a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software utilizado no seu dia-a-dia.
Os programas de código aberto estão conquistando um espaço importante, principalmente no cotidiano dos novos usuários. Hoje é possível comprar um computador com sistema operacional livre na maioria das lojas populares, o que torna o preço mais acessível e isso contribuiu muito para a popularização da Internet. Ainda há muito que se discutir sobre as vantagens ou