Sistema Operacional
Antes de falarmos sobre as alternativas livres é importante compreender o que é o sistema operacional de uma máquina. Podemos definir esse conceito como sendo um conjunto de programas que servem para inicializar o hardware do computador. Trata-se do grande software que é responsável por te fornecer as ferramentas para digitar textos, jogar ou realizar qualquer outra atividade no seu computador. Em geral, um sistema operacional conta com um conjunto de programas:
• Alguns programas servem para inicializar o hardware do computador.
• Outros fornecem rotinas básicas para ter controle sobre os dispositivos da máquina.
• Outros contribuem para o gerenciamento, escalonamento e também para a interação de tarefas.
• Também mantém a integridade do sistema.
Nesse universo da informática, encontramos muitos sistemas operacionais cuja complexidade varia muito. Dependendo da função para que a máquina será usada tem um sistema que funciona melhor do que outro. Por isso mesmo existem muitas pessoas que utilizam os sistemas livres e se sentem satisfeitos com eles. Obviamente alguns dos sistemas livres apresentam muitas limitações quando comparados com os sistemas pagos como o Windows.
A informática é parte da nossa vida cotidiana e embora o uso do Sistema Operacional Windows seja bastante difundido também contamos muitas opções de Sistemas Operacionais Livres. Para quem não entende muito do assunto, mas deseja conhecer essa alternativa livre preparamos um texto explicativo.
O Que São Sistemas Operacionais Livres?
Esses sistemas são aqueles que têm distribuição gratuita, ou seja, você não precisa pagar para utilizá-lo na sua máquina. O mais famoso dentre esses sistemas é com certeza o Linux. Basta que o usuário instale esse sistema livre na máquina e assim poderá usá-la sempre problemas. Muitos acreditam que os computadores já vêm da loja com o Windows, mas na verdade quando você compra a sua máquina pode escolher se compra ou não o sistema