Sistemas informações e metodos
Características do JIT
Sistema Kanban
Introdução
Sistema de Produção Enxuta, também conhecido como Sistema Toyota de Produção, visa à eliminação ou minimização de desperdícios para se chegar ao produto final. Surgiu logo após a segunda guerra mundial na empresa da Toyota no Japão. Como os recursos eram escassos nessa época e não havia possibilidade de implantação de uma produção em massa, surgiu o Sistema de Produção Enxuta. Tentando verificar o que realmente agrega valor ao produto final e o que o consumidor efetivamente pagaria pelo produto. Estando em busca de um processo que tende a ter melhor qualidade no produto final e menos desperdício em seu processo produtivo. Prestando mais atenção no desenvolvimento dos produtos, na cadeia de suprimentos e no pós venda, que este por sua vez irá verificar se o produto realmente atendeu as expectativas do consumidor final.
Conceitos e funções
A filosofia da produção enxuta é baseada na redução de alguns tipos de desperdícios incorridos dentro de uma empresa em sua produção, eliminando-se esses desperdícios diminuiria o tempo e o custo de produção, tendo sua qualidade elevada. Esses desperdícios seriam basicamente uma produção excessiva e sem controle dos produtos, gerando um tempo de espera maior dos mesmos. Também os materiais acumulados em estoque de produção acarretando em filas de espera para entrarem em processo produtivo. Alguns tipos de processamento de produto que poderiam ser substituídos ou nem ter sua existência para minimizar esses efeitos, que por sua vez podem gerar produtos defeituosos. O estoque e a movimentação do produto são fatores de extrema importância e ter um bom controle sobre os mesmos é necessário para minimizar gastos finais.
“Fazer com menos” seria o pensamento ideal de quem adere a produção enxuta, mas com toda cautela para que seja aplicada de forma correta.
Essas idéias que começam por contratação e treinamento de profissionais qualificados que