Sistemas hidráulicos e pneumáticos
Professor Alfredo Calixto
Caminhão estudado:
Caminhão Off-Road CAT 770
Como podemos ver na primeira imagem, o sistema hidráulico de um caminhão basculante consiste de 5 componentes, além das tubulações de sucção, descarga e retorno. São eles:
- Tomada de força e bomba
- Reservatório
- Filtro
- Válvula
- Cilindro hidráulico
Unidade de Potência Nos circuitos hidráulicos, denomina-se Unidade de Potência Hidráulica o conjunto de componentes que proporcionam óleo com pressão e vazão adequadas. Exemplos: - Motor elétrico ou motor a ar comprimido - Bomba de deslocamento positivo - Manômetro - Reservatório com visor de nível - Válvula de segurança - Filtro de retorno No caso do caminhão basculante em questão, as UPH's são os componentes que levam a força hidráulica até o cilindro.
1. Reservatório
A função do reservatório é armazenar o óleo que será utilizado no sistema e permitir a saída das bolhas de ar contidas no óleo de retorno. O reservatório também ajuda na dissipação do calor
2. Bombas
A bomba, acionada manualmente por um motor elétrico, motor a ar comprimido ou turbina a vapor, transforma energia mecânica em energia de pressão, entregando uma vazão de óleo hidráulico a uma pressão necessária para produzir trabalho nos elementos seguintes.
Existem vários tipos de bombas mas, em sistemas hidráulicos, as preferidas são as bombas de deslocamento positivo.
Esse tipo de bomba entrega uma determinada quantidade de fluido a cada ciclo ou revolução. A saída é dependente somente da rotação do acionador sendo independente da pressão do sistema.
3. Válvula de Segurança (Válvula de Alívio)
Válvula de segurança e Alívio ou mais comumente chamada de PSV (do inglês Pressure Safety and Relief Valve) é um dispositivo automático de alívio de pressão que pode ser usado como uma válvula de alívio ou de segurança, dependendo da aplicação. Uma válvula de segurança é usada para