Sistemas Hidraulicos e Pneumaticos
Este trabalho tem por objetivo, apresentar e conceituar , assim como, descrever o funcionamento, as particularidades e modelos dos principais tipos de Atuadores Pneumáticos e Válvulas de Comandos existentes, bem como sua empregabilidade nos processos onde se faz necessário o uso dos respectivos equipamentos. As principais funções das válvulas são: controlar fluxos de fluidos, controlar pressões, estancar vazões e também direcionar. Neste trabalho podemos encontrar as especificações, os tipos dessas válvulas e suas aplicações. Os atuadores têm como principal função alterar a grandeza controlada em um sistema de controle. Podendo ser hidráulicos ou pneumáticos, se subdividindo em três grandes grupos, os lineares, alternativos e os oscilantes.
Válvulas de Comandos
Válvula é um acessório que raramente percebemos o seu funcionamento e, normalmente, ignoramos a sua importância. Sem os sistemas modernos de válvulas, não haveria água pura e fresca em abundância nos grandes centros, o refino e distribuição de produtos petrolíferos seriam muito lentos e não existiria aquecimento automático nas casas.
Por definição, uma válvula é um acessório destinado a bloquear, restabelecer, controlar ou interromper o fluxo de uma tubulação. As válvulas de hoje podem, além de controlar o fluxo, controlar o nível, o volume, a pressão, a temperatura e a direção dos líquidos e gases nas tubulações. Essas válvulas, por meio da automação, podem ligar e desligar, regular, modular ou isolar.
Em qualquer instalação deve haver sempre o menor número possível de válvulas, compatível com o funcionamento da mesma, porque as válvulas são peças caras, onde sempre há possibilidade de vazamentos (em juntas, gaxetas, etc.) e que introduzem perdas de carga, às vezes de grande valor. As válvulas são entretanto peças indispensáveis, sem as quais as tubulações seriam inteiramente inúteis.
Principais tipos de válvulas de comandos e suas aplicações
Válvulas de controle
Os mais