sistemas gráficos
História
O primeiro método de imprimir escritos usando tipos móveis
O ourives alemão Johann Gutemberg provocou, em 1450, uma das mais importantes conseqüências para a cultura e a civilização ocidentais: inventou o primeiro método prático de imprimir escritos usando tipos móveis (letras de metal). Dessa época em diante puderam ser reproduzidas cópias de livros com maior rapidez e com um grau de perfeição até então nunca alcançado.
A primeira impressão importante feita por Gutemberg foi uma edição da Bíblia. O texto era da Vulgata Latina, de Jerônimo, e foi publicada entre 1450 e 1456.
A prensa desenvolvida por Gutemberg espalhou-se com rapidez. No ano de 1500 já circulavam impressas obras religiosas, textos clássicos gregos e romanos, textos científicos e o relatório de Colombo sobre o Novo Mundo.
História
A invenção revoluciona os processos de composição ao permitir o reaproveitamento dos caracteres na produção de páginas diferentes, tornando a impressão mais ágil.
No início do século XIX, a Revolução Industrial estimulou mais avanços nas técnicas de impressão.
Em 1846, o norte-americano Richard Roc, lança a primeira máquina rotativa de uso comercial e em
1884,é inventada a máquina de linotipo, pelo alemão
Ottmar Mergentaller, que permitiu a composição mecânica dos caracteres. No século XX, a fotocomposição é introduzida nas impressões da maioria dos jornais e revistas.
O grande salto se deu na segunda metade do século
XX: em 1967 o mundo conheceu a composição controlada por computador — a fotocompositora permitiu avanço significativo no controle da composição.
História
O Prelo Luminoso de Gutemberg
Apesar de existir há cinco século e meio, a imprensa moderna criada por
Johann Gutemberg, ao redor de 1450, nunca foi um invento pacífico. Desde os seus começos, a nova arte de imprimir livros provocou temores de toda ordem, pois, para muitos, o livro saído de um prelo, e