sistemas estruturais
A torre incorpora o uso do design e da tecnologia como estratégia ambiental em constante progresso. Entre os objetivos principais sua forma aerodinâmica maximiza a quantidade de luz e ventilação natural, portanto diminui significativamente o consumo de energia do edifício reduzindo o custo e o impacto ambiental, além de proporcionar locais melhores para se trabalhar. Ele fornece um espaço altamente flexível e vista espetacular da cidade, também é um lugar de trabalho notável, onde está localizado um conjunto variado de organizações. É um edifício para o futuro e possivelmente o novo padrão social, espacial e ambiental.
O 30 St Mary Axe do arquiteto Norman Foster, é um dos projetos mais comentados sobre Arquitetura Verde, encabeçando um movimento em torno que está mudando a maneira como os edifícios são projetados.
Plantas e dimensionamento dos principais componentes do programa (seus setores funcionais e dentro deles o seus principais ambientes):
Cortes:
Processo construtivo/tecnológico envolvido: Dito ser primeiro arranha-céu sustentável de Londres. Com 41 andares, atinge a altura de 180 m e ocupa cerca de 76.400m² em acomodações.
O consumo de energia é até 40% menor que outros edifícios. Um dos sistemas que colaboram para isso são os 5500 painéis de vidro que servem de paredes externas aproveitam o máximo da luz solar e abrem automaticamente, aumentando o sistema de condicionamento de ar natural de acordo com o vento e com o sol.
Sua fachada é toda coberta com uma dupla camada de vidros triangulares contínuos, que seguem até o topo do edifício. Isso serve para maximizar a entrada de luz natural e permitir uma