sistemas estruturais
Um Sistema Estrutural definido pelo conjunto de Elementos Estruturais (lajes, vigas, pilares, fundações) deve ter presente em sua concepção tanto uma visão Técnica (Engenharia) como também uma Expressão Arquitetônica (Arquitetura).
Laje:
estruturas laminar, onde duas dimensões são da mesma ordem de grandeza (LarguraX Comprimento) e a terceira acentuadamente de menor dimensão( espessura)
Viga:
estrutura reticular, onde uma das dimensões é preponderante em relação às outras duas
Pilar:
Pilares são elementos estruturais lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes e cuja função principal é receber as ações atuantes nos diversos níveis e conduzi-las até as
Fundação: Fundação é o elemento estrutural que tem por função transmitir a carga da estrutura ao solo sem provocar ruptura do terreno de fundação ou do próprio elemento de ligação e cujos recalques possam ser satisfatoriamente absorvidos pelo conjunto estrutural.
Tipos de fundação= podem ser : Direta/ superficiais ou profundas
PROFUNDAS=TUBULÕES
1-À CÉU ABERTO
2-À AR COMPRIMIDO
O que são estacas de fundação
As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos e ferramentas, podendo serem cravadas ou perfuradas, caracterizadas por grandes comprimentos e seções transversais pequenas. As estacas podem ser feitas de madeira, aço, concreto pré moldado, concreto moldado in situ ou mistos
Você sabe o que é uma viga baldrame?
A viga baldrame é uma estrutura que se apóia em blocos de fundação geralmente sobre estacas. Em residências, as estacas são geralmente brocas executadas de maneira tradicional. A opção por viga baldrame, em conjunto com os blocos de fundação, se dá quando a resistência do solo só é encontrada em profundidades maiores.