Sistemas Especialistas
Carlos Augusto Caldas Lima Júnior, Leandro Carvalho, Leonardo Sardinha, Lucas Ribeiro Rosa, Thiago Sousa Santos.
Universidade Anhanguera de Niterói – UNIAN
Niterói – RJ
2014
Aprovado por:
Prª. Deise Galvão.
Resumo. O principal objetivo deste artigo é apresentar uma definição concisa sobre Sistemas Especialistas, área da Inteligência Artificial, algumas de suas aplicações e importância.
1. Introdução
Um campo de estudo altamente difundido da Inteligência Artificial são os sistemas especialistas. Contudo antes de aprofundarmo-nos na definição do que é um, entendamos o que é inteligência artificial segundo a definição de BARR & FEIGENBAUM, 1981 - “Inteligência Artificial é a parte da ciência da computação que compreende o projeto de sistemas computacionais que exibam características associadas, quando presentes no comportamento humano, à inteligência”.
Com esta definição de IA como base, definamos primeiramente dentro de nosso contexto o que é um sistema, “Conjunto de elementos, materiais ou ideais, entre os quais se possam encontrar ou definir alguma relação” (FÁVERO & SANTO, 2005), e por fim especialista - “Pessoa que se consagra com particular interesse e cuidado a certo estudo. Conhecedor, perito". (FÁVERO & SANTO, 2005).
Com estas duas concepções agrupadas em síntese, conclui-se que sistema especialista é um conjunto de objetos/módulos, com especialidade individual, que objetivam fornecer uma resposta mais próxima possível da real resposta esperada. Juntando isto com os conceitos de Inteligência Artificial, tal sistema deverá possuir interfaces de entrada de dados, de forma a obter sempre mais conhecimento em determinado assunto, de forma a especializar-se mais e mais no assunto ao qual submete sua especialidade.
2. Fundamento
Um sistema especialista deve ter funcionamento embasado em experiências passadas para fornecer respostas especializadas ao usuário, considerando que