Sistemas Especialistas
PEDRO HENRIQUE BRAZ DE MORAIS
RAFAEL MARQUES FERNANDES
APLICAÇÃO DE SISTEMAS ESPECIALISTAS
Trabalho de Curso apresentado como exigência parcial, para a obtenção do grau no curso de Ciência da Computação, da Universidade de Franca.
Orientadora: Profa. Claudia Amadeu Vicci
FRANCA
2014
RESUMO
SILVA, Demis Goulart de Paula, MORAIS, Pedro Henrique Braz, FERNANDES, Rafael Marques. Sistemas Especialistas. 2014. 12f. Trabalho de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade de Franca, Franca.
Esse trabalho mostra como surgiram os primeiros Sistemas especialistas e o porquê do seu surgimento. Também mostra como funcionam as primeiras aplicações criadas e como elas serviram de base para varias outras aplicações futuras.
Palavras-chave:Aplicação;Sistemas;Especialista;IA.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 ELEMENTOS BASICOS DE UM SISTEMA ESPECIALISTA 5
1.1 BASE DE CONHECIMENTO 5
1.2 MOTOR DE INFERÊNCIA 6
1.3 INTERFACE COM O USUARIO 6
2 SISTEMAS ESPECIALISTAS 7
2.1 DENDRAL (DENDRITIC ALGORITHM) 7
2.2 MYCIN 1970 “LINGUAGEM LISP” 9
2.3 PROSPECTOR 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Há várias formas de dizer como a Ciência da Computação começou, a mais óbvia, é que tenha se iniciado em 1935, quando o estudante inglês Alan Turing teve uma ideia para tentar resolver o “problema de Hilbert”, na mesma época houve um grande debate entre matemáticos nos Estados Unidos, o que levava ao conhecimento de um novo tipo de lógica de cálculos, criado para levantar uma base matemática, para a ideia de realizar uma computação. Nos dias de hoje, o espírito de pesquisa se mostra mais ativo do que em qualquer outra época. Atualmente a computação, em relação à realidade do homem, busca-se desenvolvimento de equipamentos e sistemas que visam auxiliar o homem e suas tarefas, dentre eles os sistemas especialistas. Um Sistema especialista é