Sistemas Distribuidos
LISTA 4.
1. É concebivelmente útil que uma porta tenha vários receptores?
R: Em algumas aplicações, é muito útil poder distribuir a mesma mensagem para os membros de um conjunto de processos. Portanto, alguns mecanismos de IPC têm a capacidade de enviar mensagens para grupos de destinos, sejam eles processos ou portas. Por exemplo, o Chorus fornecia grupos de portas. 2. Um servidor cria uma porta que utiliza para receber pedidos dos clientes. Discuta os problemas de projeto relativos ao relacionamento entre o nome dessa porta e os nomes usados pelo cliente.
R: Para que não haja problemas são usados servidores de nomes ou associações (binder), para transformar seus nomes em localizações de servidor no momento da execução. Isso permite que os serviços sejam movidos enquanto o sistema está em execução.
3. Os programas das figuras 3 e 4 estão disponíveis no endereço (www.cdk4.net/pc). Utilize-os para fazer um kit de testes para determinar as condições nas quais os datagramas as vezes são descartados. Dica: o programa cliente deve ser capaz de variar o número de mensagens envidas e seus tamanhos: o servidor deve detectar quando uma mensagem de um cliente em particular é perdida?
R: Para um teste deste tipo um processo envia e o outro recebe, modificando assim o programa de modo que os argumentos especifiquem o hostname do servidor, o número de mensagens a serem enviados e o comprimento das mensagens. Se os argumentos não são adequados o sistema é interrompido. O programa deve abrir um socket datagrama e enviar uma UDP mensagem datagrama para o sistema distribuído.
4. Use o programa da figura 3 para fazer um programa cliente que leia repetidamente um linha de entrada do usuário, a envie para o servidor em uma mensagem datagrama UDP e depois receba uma mensagem do servidor. O cliente estabelece um tempo limite em seu soquete para que possa informar usuário quando o servidor não responder. Teste esse programa cliente com o