Sistemas Distribu Dos
A comunicação entre processos é diferenciada no sistema distribuído do sistema monoprocessador, onde no monoprocessador grande parte do processo de comunicação assume a existência de memória compartilhada. Já em um sistema distribuído não existe nenhuma forma de compartilhamento, a comunicação é baseada em troca de mensagens.
2) Qual é a diferença entre semáforos e monitores?
Um semáforo é uma variável inteira, não negativa, que só pode ser manipulada pelas instruções atômicas DOWN e UP. Estas primitivas funcionam como protocolos de entrada e saída da região crítica.
Enquanto que os monitores apresentam mais alto nível, oferecendo uma maneira mais estruturada para a implementação de exclusão mútua. O monitor é um conjunto de procedimentos, variáveis e estrutura de dados definidos dentro de um módulo. Toda vez que um processo chama um desses procedimentos, o monitor verifica se já existe outro processo executando algum procedimento monitor. Caso exista, o processo aguarda sua vez até que tenha permissão para executar. A implementação da exclusão mútua nos monitores é realizada pelo compilador e não pelo programador, como é o caso dos semáforos.
3) Qual a diferença entre comunicação síncrona e assíncrona?
Síncrona: onde o processo que transmite a mensagem (transmissor) é bloqueado até que receba uma confirmação de recebimento da mensagem pelo processo receptor.
Assíncrona: o processo transmissor envia a mensagem (que deve ser armazenada em um buffer) e continua a sua execução.
4) Explique a função de cada camada do modelo OSI.
1. Nível Físico: trata da padronização das interfaces elétrica, mecânica e de sinalização, enviando os bits de um lado para outro.
2. Nível do Enlace de Dados: sua principal tarefa é utilizar mecanismos para detecção e correção de erros.
3. Nível Rede: sua principal função é escolher o melhor caminho (roteamento) para a transmissão de uma mensagem, principalmente em redes de longa distância.
4. Nível