Revis O AV1 Sistemas Distribu Dos
Sistemas distribuídos: Conjunto de computadores independentes que se apresentam para o usuário como se fossem uma única maquina.
Dois tipos de Sistemas Distribuídos:
Fortemente Acoplados: Sistemas com vários processadores que compartilham a mesma memória física. Não configuram sistemas distribuídos.
Fracamente Acoplados: Sistemas de vários processadores, que possuem recursos de memória e barramento principais independentes.
Vantagens: Melhor relação custo benefício | Facilidade de redimensionamento do Sistema | Tolerância a Falhas.
Desvantagens: Falta de padronização no desenvolvimento dos Sistemas | Pouca disponibilidade de Aplicativos e SO | Criticidade das conexões de rede.
Falácias (um raciocínio errado com aparência de verdadeiro)
A rede é confiável (lembrar ex do SW | Eventuais congestionamentos)
Latência é zero (o tempo entre o dado ser colocado na rede e atingir o destinatário)
A banda é infinita
A topologia da rede não muda
O custo de mudança é zero (Erro Grosseiro)
Administrador Único (Vantagens e desvantagens)
TI – VERDE
*Virtualização: Emulação de equipamentos a respectivos Sistemas Operacionais via software
*Hipervision: Software de virtualização que é instalado diretamente sobre o hardware, sem a necessidade de um sistema operacional. Obs: Instalação Bare Metal -> Feita diretamente sobre o Hardware (Metal).
Tipos de Sistemas Distribuídos (Arquiteturas)
SISD – Sistemas que possuem um fluxo de instruções único e um fluxo de dados também único. Aplica-se a sistemas monoprocessados.
SIMD – Fluxo único de instruções , aplicado sobre múltiplos de dados, muito útil no processamento de imagens (também chamado de processamento vetorial)
MISD – Fluxo múltiplo de instruções executadas sobre um fluxo único de dados . Nunca foi implementado.
MIND – Fluxo múltiplo de instruções executado sobre um fluxo múltiplo de dados. Aplica-se tanto a Sistemas fortemente acoplados quanto a Fracamente Acoplados e é a definição mais ampla