Sistemas de Tutoria
Tópico: Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância
1.1 Apresentação do tema: Competências para Tutoria em Educação a Distância
O uso das modernas tecnologias da informação e da comunicação demanda um ambiente que dê suporte à aprendizagem colaborativa e, consequentemente à interação aluno-aluno, aluno-professor (ou tutor) e aluno-conhecimento.
Para desenvolver as competências e habilidades necessárias aos profissionais, as instituições de ensino buscam assegurar em seus currículos e planos para que os estudantes adquiram a capacidade em lidar com a informação seja para sua localização, seja para a avaliação, organização, seleção e uso, tornando-se assim um requisito básico para indivíduos que se preparam para o trabalho sistêmico e colaborativo. Assim como aconteceu nas demais relações, sociais, econômicas e financeiras, o processo de ensino-aprendizagem é invadido por diferentes perspectivas de interação e acesso à informação que munida de aparatos tecnológicos e de comunicação, possibilita a construção colaborativa do conhecimento ignorando as barreiras do espaço físico-geográfico e da temporalidade.
Saliente-se que os sistemas de informações que representam os ambientes virtuais de aprendizagem são mais que recursos ou meios estratégicos para a prática instrucional, pois contribuem no processo de interação e troca de conhecimentos e experiências entre conteúdo, aluno, professor/tutor.
Sendo que o tutor online se caracteriza pelo profissional de educação, habilitado na área em que exercita a tutoria, que através de recursos midiáticos media a aprendizagem do grupo. Tem-se que o tutor constitui um elemento dinâmico e essencial no processo ensino aprendizagem, oferecendo aos estudantes os suportes cognitivos, metacognitivos, motivacionais, afetivo e social para que estes apresentem um desempenho satisfatório ao longo do curso. Deverá, pois, ter participação ativa em todo o processo. Por isso, é