Tarefa semana 2 - Sistemas de Tutoria
Apoiando o conceito de competências em Perrenoud (2000), que se baseia nos princípios de Piaget, temos competências como:
"... faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações, podendo desta forma abranger a competência para o trabalho e a competência para a vida"
Ética - Ética “compreendida como um esforço de humanização e convivência respeitosa com todos os seres e uma esperança, sempre, e essencialmente, crítica.” (ANTONINI, 2010).
Consideramos, também, a perspectiva de Francis Imbert (2002). Ele aponta para uma aproximação entre educação e ética realizando a passagem de uma autonomia para uma heteronomia. Ser heterônomo quer dizer assumir o cuidado do outro de maneira que este se coloca como uma prioridade em relação até mesmo ao cuidado consigo mesmo. Apenas um indivíduo movido por um grande interesse em relação ao outro assumirá a prática ética de cuidar do outro.
A educação torna-se uma prática ética quando deixa de ser meramente moralizante ou poiética, ou seja, apenas transmissora de conteúdos e de normas, para ser praxiológica. É na práxis educativa que se aproxima a educação da lei e da ética fundamentais à construção de um ser humano bem formado e de uma sociedade fundada numa verdadeira cidadania de seus componentes.
Linguagem clara e amigável – “O fato de grande parte das interações serem realizadas por meio de tecnologias assíncronas (email, fórum) pode prejudicar o entendimento do aluno se não for realizada de forma a evitar ambiguidade.” (VARGAS, 2010).
A boa