Sistemas de Tempo Real com Tr s Threads
Número do Grupo
201016725 – Estêvão Naoto Rosa Suzuki
20961011 – Pedro Chagas Pestana
20565200 – Thiago Menezes
Sistema de tempo Real Tolerantes à Falha–Prof. Fernando Chagas
Resumo
Apresentaremos a implementação do microcontrolador ARDUINO UNO para demonstrar o escalonamento de atividades de um sistema com dois receptores e dois atuadores utilizando a política adotada pelo sistema RTOS – Real-Time Operating System – e o framework Cheddar 2.1 para os testes de viabilidade das operações em tempo real. Os dois receptores – dois sensores de temperatura LM35 – e os dois atuadores – dois LED’s – serão conectados à placa Arduino para recepção dos dados de presença para alteração e controle da temperatura da água do chuveiro em até 35°C.
Palavras-chave: Sistema, Tempo Real, Microcontrolador, Escalonamento, framework, receptor, atuador.
Introdução
Sistemas de Tempo Real são sistemas computacionais que monitoram, respondem e controlam o ambiente externo. Nesse caso o ambiente se limita a dois sensores, dois atuadores e um microcontrolador. Nesse estudo de caso utilizaremos o RTOS: um software que gerencia os recursos de um sistema computacional com o objetivo de garantir a execução de todos os eventos dentro das suas respectivas restrições temporais e da forma mais eficiente possível.
Um sistema de tempo real deve ser previsível, interativo, preemptivo, e escalonável, possuir deadlines específicos, restrições temporais, correções lógicas e temporais e concorrência, para atender aos eventos sem perda de rendimento do processador.
RTOS – Sistema Operacional de Tempo Real em atuação:
O Sistema Operacional de Tempo Real interage com as interfaces de entrada e saída – nesse caso, sensores e atuadores – e mantêm o controle e envia respostas aos estímulos captados pela atuação do ambiente em tempo hábil para execução das tarefas escalonadas.
1. Previsibilidade:
Capacidade de antecipar o comportamento do sistema independente das falhas,