Sistemas de produção
Atualmente, os conceitos, metodologias e técnicas que norteiam o processo de análise de viabilidade de automação estão suficientemente desenvolvidos para que o investidor obtenha todas as informações necessárias à tomada da melhor decisão.
Mas o que é uma melhor decisão? Naturalmente, a melhor decisão é muito relativa, pois é aquela que atende as expectativas do investidor. Tais expectativas variam de investidor para investidor, pois são formadas por parâmetros objetivos e subjetivos.
Essa subjetividade, embora desconsiderada nas análises estritamente científicas, não deve ser negligenciada, pois é a partir da mesma que normalmente um investimento em automação começa a ser concebido.
Neste momento é que muitos profissionais, com a visão centrada no tecnicismo, não entendem o porquê de algumas decisões tomadas pela alta administração.
Metodologia
Uma metodologia de análise de viabilidade que conduza a melhor escolha de alternativa, fazendo com que todas as pessoas envolvidas com o investimento participem e compreendam a decisão tomada é fundamental para o sucesso do projeto.
A metodologia considera que uma análise de viabilidade será desenvolvida e gerenciada como um projeto. Isso pressupõe o adequado gerenciamento do prazo da análise, das pessoas envolvidas, da qualidade das informações, dos custos associados para realização da análise, do escopo da análise, da comunicação necessária, enfim, de todos os requisitos para se chegar a melhor decisão.
Uma metodologia também pressupõe uma seqüência lógica de passos ou etapas que devem assegurar o desenvolvimento de todas as atividades necessárias e suficientes para desenvolvimento da análise.
A falta da mesma provoca nas pessoas um desejo incontrolável de usar a intuição e pular etapas, querendo rapidamente fazer sua opção.
Pular etapas é o caminho mais curto para um projeto sem fim, pois a partir de uma solução identificada é que serão tomadas ações para