Sistemas de numeração
Sistemas de Numeração
ÍNDICE
Índice
Definiçao de sistemas de numeração ………………………………………………………………………………………3
Conversão decimal para binário ………………………………………………………………………………………………4
Conversão decimal para octal……………………………………………………………………….………………………...5
Conversão decimal para hexadecimal………………………………………………………………………………………6
Conversão decimal para binário (parte fraccionária)………………………………………………………………..7
Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………………………8
Bibliografia……………………………………………………………………………………………………………………………….9
Anexos…………………………………………………………………………………………………………………………..……..10
sistema de numeração
Um sistema de numeração, (ou sistema numeral) é um sistema em que um conjunto de números são representados por numerais de uma forma consistente. Pode ser visto como o contexto que permite ao numeral "11" ser interpretado como o numeral romano para dois, o numeral binário para três ou o numeral decimal para onze.
Em condições ideais, um sistema de numeração deve: • Representar uma grande quantidade de números úteis (ex.: todos os números inteiros, ou todos os números reais); • Dar a cada número representado uma única descrição (ou pelo menos uma representação padrão); • Reflectir as estruturas algébricas e aritméticas dos números.
Por exemplo, a representação comum decimal dos números inteiros fornece a cada número inteiro uma representação única como uma sequência finita de algarismos, com as operações aritméticas (adição, subtracção, multiplicação e divisão) estando presentes como os algoritmos padrões da aritmética. Contudo, quando a representação decimal é usada para os números racionais ou para os números reais, a representação deixa de ser padronizada: muitos números racionais têm dois tipos de numerais, um padrão que tem fim (por exemplo 2,31), e outro que repete-se