Sistemas de informações financeiras
RESENHA DE ARTIGO Avaliação de Sistemas de Informações Financeiras: Estudos de Casos Múltiplos
I - Identificação da Obra:
Antonio Artur de Souza – Universidade Federal de Minas Gerais
Cristiani Passolongo – Universidade Estadual de Maringá
Hudson Fernandes Amaral - Universidade Federal de Minas Gerais
II - Resumo das idéias do Autor
O Sistema de Informações Financeiras auxilia a empresa na tomada de decisões, mas nem sempre são as ferramentas mais adequadas por ter algumas deficiências/limitações dos sistemas. Foi diagnosticado neste artigo que somente o SIFs não é capaz de apresentar por si só um resultado eficaz para a tomada de decisão. Para que se obtenha um melhor resultado é necessária a utilização de sistemas alternativos e ou complementares como, por exemplo, um software Excel.
A utilização dos sistemas SIFs não tem a finalidade de apenas diminuir custos, mas também de melhorar o fornecimento de serviços e produtos ao consumidor. Os SIs (sistemas de informações), possibilita que a empresa tenha informações em tempo real tornando a tomada de decisão eficiente e acertiva, possibilitando um maior crescimento, principalmente quando se trata de empresas que competem internacionalmente. Isto porque o acesso as informações são mais especificas e consolidadas para avaliar o resultado econômico de suas operações.
Os sistemas de informações têm seus pós e contras.
Pós: Redução de custos e de prazos em processos fundamentais de negócios; O fornecimento de informações mais rápidas sobre transações;Melhoria na administração financeira da empresa; Desenvolvimento das empresas para competitividade internacional.
Contra: Custos elevados; Pessoas envolvidas sem treinamento; Dimensionamento inadequado das necessidades; Desconhecimento da cultura das organizações; Falta de planejamento; Falta de flexibilidade.
São diversos os modelos de avaliação de um SI. A escolha deve ser feita em cima do método que deseja avaliação e não somente no retorno do