Sistemas de informação
Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser constituído de pessoas, dados, atividades ou qualquer outro recurso material. Convém frisar que o conceito de sistemas de informação costuma ser utilizado como sinônimo de sistema de informação em informática, ainda que não seja o mesmo. Este último pertence ao campo de estudo das tecnologias da informação, podendo fazer parte de um sistema de informação enquanto recurso material. Em todo o caso, diz-se que os sistemas de informação tratam do desenvolvimento e da administração da infraestrutura tecnológica de uma organização.
Sistemas de Apoio às Operações Os sistemas de apoio a operações são necessários para processar dados que são gerados nas diversas operações realizadas dentro de uma empresa. Esses sistemas de apoio produzem muita informação para uso interno e externo, mas não servem normalmente para fins gerenciais.
Produzem uma diversidade de produtos de informação para uso interno e externo. Entretanto, eles não enfatizam a produção de produtos de informação específicos que possam ser mais bem utilizados pelos gerentes. Normalmente é exigido o processamento adicional por sistemas de informação gerencial.
Os sistemas de apoio às operações podem ser divididos em:
Sistemas de Processamento de Transações
Sistemas de Controle de Processos
Sistemas Colaborativos
Sistemas de Processamento de Transações
Os sistemas de informação transacional normalmente são informatizados e estabelecem o desempenho e os resultados diários de todas as rotinas necessárias para a elaboração dos negócios de uma empresa.
Exemplos de aplicações genéricas dos Sistemas de Informação Transacional:
Controle de Pedidos
Controle de Faturamento
Controle de Estoques
Contas a Receber
Contas a Pagar
Gerenciamento de Compras
Gerenciamento de Vendas
Recebimento e Expedição
Folha de Pagamento
Aplicações de Contabilidade em geral
Caixas automáticos
Controle de reservas