Sistemas de informação
Desenvolvimento de Sistemas de Informação
1. Desenvolvimento de Sistemas de informação: o que é?
O Desenvolvimento de Sistemas de Informação, DSI, é o processo que visa a introdução de mudanças nos sistemas de informação das organizações, com o objectivo de melhorar o seu desempenho. Entre as alterações que são normalmente efectuadas, inclui-se a adopção de sistemas informáticos para suportar actividades organizacionais.
1.2 Arquitectura
Devido aos diferentes tipos de sistema e situações para que cada qual é concebido ou construído, existem diversas propostas para o seu desenvolvimento (Laudon e Laundon,
1994), cada um apresentando diferentes abordagens. No entanto, podemos considerar que existe um conjunto de actividades comum a qualquer processo de desenvolvimento de SI (Alter, 1996) podendo-se dizer que qualquer Sistema de Informação independentemente da forma como é adquirido ou construído, envolve as actividades básicas de analise, concepção, construção, implementação e manutenção.
1.3. Actores envolvidos
1.4 Fases do Desenvolvimento
As organizações, ao desenvolverem seus sistemas de informação geralmente cumprem um conjunto de fases. As principais fases para desenvolvimento e implantação de um Sistema de Informação numa organização:
Fase1: Análise da Área de negócios
Envolve estudo criterioso dos requisitos de informação.
Altura onde, idealmente são feitos estudos para introduzir melhorias significativas nos processos da organização.
Resultado principal é a Especificação dos Requisitos.
Características do SI necessárias para satisfazer as necessidades de informação dos utilizadores.
Fase 2: Concepção do Sistema
Actividade cujo objectivo principal é mapear as necessidades da Organização numa solução técnica que seja viável.
Enquanto Análise de Sistemas descreve o que o sistema deverá fazer, aqui preocupa-se em definir o como deverá ser feito.
Isso é conseguido através de