Sistemas de Informação
1 INTRODUÇÃO
Quando se fala em Sistemas de Informação, lembra-se automaticamente em máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados relacionados à tecnologia da informação. Contudo, para alguns autores, esse sistema nada mais é que uma ferramenta provida de informações que permitem à organização a capacidade de decidir e operar. É importante que os profissionais de gestão entendam o papel dos diversos tipos de
Sistemas de Informação existentes nas empresas hoje em dia, visto que a informação é um fator decisivo na gestão por ser um recurso importante e indispensável tanto no contexto interno como no relacionamento com o exterior.
Logo, serão abordadas neste trabalho as questões voltadas para os sistemas contábeis e financeiros que, assim como os demais, devem manter uma integração comunicativa e conjunta com os demais setores, a fim de se obter resultados satisfatórios.
4
2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
É possível definir os Sistemas de Informação como um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados conforme uma sequência lógica para o processamento dos dados e tradução das informações. Sabe-se que um dos objetivos da contabilidade é fornecer informações sobre as mutações que ocorrem com o patrimônio das empresas. Entretanto, muitos consideram a Ciência Contábil como mero instrumento de informação, quando na verdade todas as áreas do conhecimento geram informações. A contabilidade, além de gerar informações, permite explicar os fenômenos patrimoniais, construir modelos de prosperidade, efetuar análises, controlar, e também serve para prever e projetar exercícios seguintes, entre tantas outras funções. Logo, a contabilidade se traduz naturalmente dentro de um sistema de informação.
Para PADOVEZE (2000), o Sistema de Informações, pode ser conceituado como “um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma
sequência