Sistemas de Informação e Economia
Ceci Gonzaga Precioso de Souza
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo atender exigência de Produção de Trabalho Individual da Disciplina Sistemas de Informação; Ética, Política e Sociedade; Economia e Modelo de Gestão, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
Assim, a presente Produção visa analisar e discutir aspectos abordados no artigo: “HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR”, publicado pelo Portal G1, em 10/02/2014 18h03 - Atualizado em 2311/02/2014 21h17. Acesso no link http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/02/hsbc-e-condenado-por-espionar-152-funcionarios-segundo-o-mpt-pr.html, em 03 de abril de 2014, às 09h17, tais como: “valores que não foram considerados pela empresa”, “estratégias da empresa que feriram os valores éticos dos funcionários”, “política adotada de afastamento do funcionário que geraram a ação”.
Ainda, por recomendação, no atendimento da exigência da Produção de Trabalho Individual, quanto a questão da informação os seguintes tópicos:
Comente sobre o significado de “Sociedade da Informação e do Conhecimento”.
Quais são os benefícios trazidos pela “Sociedade da Informação e do Conhecimento”? (para as pessoas e para as empresas).
Quais as problemas trazidos pela “Sociedade da Informação e do Conhecimento”? (Ex.: perda da privacidade).
Valores que não foram considerados pela empresa
Os valores, além de tudo, devem fundamentar os interesses das organizações e da sociedade e interligá-los a um comportamento socialmente responsável e sustentável.
Considerando que as organizações geram impactos sobre seus stakeholders (partes interessadas - funcionários e suas famílias, clientes, fornecedores, governo e a comunidade ao redor, entre muitos outros). A adoção de uma postura clara e transparente no que diz respeito a seus objetivos e compromissos fortalece a legitimidade social de suas atividades, bem como a formação de seus valores.