Sistemas de informação global
São sistemas interorganizados que conectam empresas situadas em dois ou mais países. Empresas multinacionais (Coca-cola, Mcdonald’s IBM), empresas internacionais (Boeing Corporation) e empresas virtuais globais (empresas temporárias, com missão única), em geral, precisam de informações globais para suas operações B2B.
Independente de sua estrutura, uma empresa com operações globais conta maciçamente com a TI. Os principais benefícios dos sistemas globais de informação para essas organizações, possibilitados pela TI, são:
Comunicação eficaz a um custo razoável: (Internet, telefone, fax).
Colaboração eficaz para superar diferenças quanto à distância, o tempo, o idioma e a cultura: (software, ERP, teleconferência).
Acesso aos bancos de dados dos parceiros de negócio e a capacidade de trabalhar no mesmo projeto enquanto seus membros estão em diferentes localidades: (compartilhamento de tela).
A tarefa de projetar um sistema de informação interorganizacional eficaz é complexa. E ela se torna mais complexa quando o SII é um sistema global, por causa das diferenças ... culturais, “Localização”, Diferenças econômicas e políticas, questões legais e éticas.
Vários países como Canadá e Brasil, impõem leis estritas para controlar a transferência de dados entre países, o fluxo dos dados corporativos para além das fronteiras e nações. A justificativa destas leis é dita como uma proteção da propriedade intelectual e manutenção dos postos de trabalho dentro do país.
Uma questão especial para empresas globais e seus sistemas de informação globais é como otimizar as cadeias de suprimentos. Cadeias de suprimentos que envolvem fornecedores e/ou clientes em outros países são conhecidas como cadeias globais de suprimentos. O comercio eletrônico tornou muito mais fácil encontrar fornecedores em outros países (por exemplo, utilizando diretórios e leilões eletrônicos) e também encontrar clientes em outros países.
Tecnologias da